segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Aula 02 - O Trabalho Solidário

Escola Municipal Professor Antonio Severiano
Disciplina: Ensino Religioso Profª Gorete

Responda após leitura, extraído da Apostila de Ensino Religioso.

 l) De que trata o texto?
2) Quando acontece o trabalho solidário?
3) Dê exemplos de trabalhos solidários?
4) Resuma o texto abaixo.
O VALOR DO TRABALHO SOLIDÁRIO 

    O trabalho é um valor muito importante em nossa vida e não pode ser esquecido, pois ele gera alegria e faz que as pessoas se encontrem e convivam. 
    Todo trabalho tem seu valor e nenhum é melhor que o outro. Cada um possui uma riqueza particular que se torna maior que à medida que é feito para o bem das pessoas. Por meio do trabalho, é possível dar continuidade ao desenvolvimento do mundo.
    O trabalho também existe nas comunidades religiosas. Nelas se tem um valor especial, porque reúne as pessoas e permite que elas convivam por meio de práticas de boas ações. Esse trabalho de comunidades religiosas tem por objetivo, ajudar as pessoas e recebe o nome de trabalho solidário ou trabalho social.
     O trabalho solidário e realizado em orfanatos, asilos , creches...
   Além desses trabalhos solidários, as religiões possuem trabalhos específicos dentro de sua própria comunidade religiosa, que é outra forma de se praticar o trabalho solidário. Nela, algumas doam parte do seu tempo para que todos possam celebrar a fé. Descubra isto, lendo abaixo.
     O pastor realizando o culto, o padre rezando a missa, o coral, canta na Igreja... 
     Todo esse trabalho realizado nas comunidades religiosas, e outros mais, servem para ajudar as pessoas a se doarem e a praticarem coisas boas, aumentando a sua capacidade de amar. 
    O trabalho solidário faz com que as pessoas se unam e possam contribuir para o bem de outras. É uma grande força que permite que as pessoas dêem continuidade a esse maravilhoso mundo criado por Deus, ajudando na organização social e praticando os ensinamentos da sua comunidade religiosa. 
   No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade. 
  O Voluntário é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade. Também é comumente interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.